Alô, fevereiro! É época de verão, Carnaval, festa e muito, muito calor. Se você quer instalar um ar-condicionado ou um ventilador de teto na sua casa para aliviar o calorão, mas está em dúvida de qual aparelho escolher, esse artigo é para você! 😅
Vamos analisar vários quesitos, como consumo de energia, capacidade de refrigeração, praticidade de instalação, entre outras características importantes.
Ao final da leitura, você poderá fazer um comparativo desses quesitos e tomar uma decisão mais informada de qual instalação escolher: ar-condicionado ou ventilador de teto. Para os quesitos que forem mais importantes para você, é só conferir a eles peso 2.
Então, vamos lá? ✍
1. Capacidade de amenizar o calor
Primeiramente, é preciso entender a principal diferença entre o ar-condicionado e o ventilador. Enquanto o ar-condicionado tem a função de refrigerar, filtrar e também de ventilar o ar do ambiente, o ventilador apenas faz com que o ar circule rapidamente.
Ventilador não resfria o ar, mas ao produzir vento, ele deixa o local com uma sensação térmica mais fresca. Essa capacidade varia de acordo com o tamanho e o modelo do eletrodoméstico.
Para refrescar o ambiente de forma mais adequada com o ventilador de teto instalado, é melhor que o cômodo não fique totalmente fechado e que tenha uma passagem para a renovação de ar, como portas ou janelas abertas.
O ar-condicionado, por sua vez, precisa que o ambiente esteja fechado sem troca de ar para funcionar bem. Assim, ele tem total capacidade de realmente abaixar a temperatura, independentemente do quanto o ambiente esteja quente ou abafado.
Concluindo: para combater o calor, o ar-condicionado tem enorme vantagem sobre o ventilador de teto. Nos dias de muito calor, como agora no verão, o ventilador só irá espalhar o mesmo ar quente. Já com ar-condicionado instalado você consegue selecionar a exata temperatura que deseja, deixando o ambiente super agradável e fresquinho.
No quesito “capacidade de amenizar o calor”, ponto para a instalação de ar-condicionado!
2. Consumo de energia elétrica
Outro fator muito importante para ser levado em consideração ao decidir entre montagem de ar-condicionado ou instalação de ventilador de teto é a conta de luz no fim do mês.
De acordo com o Tilt do UOL, o consumo de energia do ar-condicionado é semelhante ao do chuveiro elétrico, mas é claro que o ar fica ligado por mais tempo do que o chuveiro. Suponhamos que você use o ar-condicionado durante quatro horas por dia. Se for um aparelho de 12.000 BTU, ele vai consumir cerca de 100 kWh/mês.
E isso é muito ou pouco? Segundo dados publicados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal) em 2018, isso corresponderia a 63% do consumo total mensal de uma residência brasileira – que é 157,9 kWh, em média.
Ainda citando a matéria do UOL, se uma residência brasileira utilizar o ar-condicionado intensamente e indiscriminadamente – isto é, sem se preocupar com medidas de redução de consumo – o impacto na conta de energia elétrica pode aumentar em até 50%!
Mas existem, sim, algumas formas de controlar esse aumento, como: utilizar o recurso de forma consciente, deixar a manutenção em dia e escolher o tipo de aparelho mais adequado para o ambiente em que será instalado.
Além disso, estão disponíveis no mercado aparelhos de ar-condicionado e ventiladores de teto com tecnologia para aumentar a eficiência energética e reduzir os gastos. Por isso, é sempre recomendado escolher os modelos que têm o selo do PROCEL.
De qualquer forma, é inegável que o ventilador de teto consome uma quantidade muito menor de energia quando comparado ao ar-condicionado. O ventilador é opção mais vantajosa para quem não está disposto a gastar mais no fim do mês, além de ser menos prejudicial ao meio-ambiente.
No quesito “consumo de energia elétrica”, ponto para a instalação de ventilador de teto!
3. Praticidade e manutenção
Primeiramente falando sobre os tipos de aparelhos, o ar-condicionado pode ser do tipo split, portátil ou de janela. Já os ventiladores existem dos mais variados modelos, como de chão, de mesa, de parede ou de teto.
É evidente que, de acordo com o tamanho, a potência e a sofisticação de cada modelo, o preço de cada eletrodoméstico também irá variar. De uma forma geral, os aparelhos de ar-condicionado são mais caros do que os diferentes tipos de ventiladores.
A manutenção do ventilador de teto também é mais simples que a do ar-condicionado. Basta deixar as hélices sempre limpas e livres de poeira, ainda que para isso você precise subir em uma escada ou na cama.
O ar-condicionado instalado, por sua vez, demanda um cuidado maior, porque o filtro precisa ser retirado e higienizado com frequência. Além disso, se o aparelho apresentar algum defeito, o conserto costuma ser mais complexo, demorado e caro.
Então, por raramente exigir manutenção, no quesito “praticidade e manutenção” o ponto vai para a instalação do ventilador de teto!
4. Saúde respiratória
Se você já ouviu falar que ar-condicionado traz problemas para o sistema respiratório, atenção! Isso é um mito.
O filtro do aparelho de ar-condicionado, quando mantido bem higienizado, é um ótimo aliado para a saúde, porque torna o ar do ambiente mais purificado. Ele mantém o cômodo climatizado e sadio, com muita troca de ar, de modo que não acumule fungos, mofos e outros agentes causadores de doenças.
Já o ventilador de teto, para realmente refrescar, gera um vento forte. E isso, além de causar incômodo e piorar as funções respiratórias, ainda proporciona uma circulação muito mais intensa de sujeira pelo ambiente.
Hoje em dia, existem muitos aparelhos de ar-condicionado altamente tecnológicos, que eliminam praticamente todas as impurezas e bactérias, e ainda avisam quando o filtro precisa ser trocado.
No quesito “saúde respiratória” ficou bem nítido que o ponto vai para a instalação de ar-condicionado!
5. Instalação
Outro ponto que você deve levar em consideração é relativo à instalação de ar-condicionado e à montagem de ventilador de teto.
Tanto para um quanto para o outro, você sem dúvida precisará de uma empresa que conte com profissionais capacitados para fazer esse trabalho, com qualidade e segurança.
Para a instalação de ar-condicionado split, são necessários três componentes:
- A condensadora, que é a parte externa, e vai eliminar para o meio o calor que foi absorvido no cômodo;
- A evaporadora, que é a parte interna, e vai desprender o ar frio no ambiente onde o ar está instalado;
- O tubo de cobre que conecta a condensadora com a evaporadora.
Mais complexa que a instalação de ar-condicionado portátil ou de janela, a instalação do split sempre vai demandar alguma reforma ou adaptação estrutural no imóvel. Independentemente do modelo, toda instalação de ar-condicionado requer uma saída externa para eliminar o ar quente gerado pela condensadora.
Para a montagem de ventilador de teto, será preciso, de maneira geral:
- Puxar e fazer a ligação da fiação elétrica, através do lustre;
- Encaixar a haste com o motor;
- Prender bem o suporte do ventilador no teto;
- Ligar todos os fios no teto e no acionador.
A boa notícia é: você não precisa saber fazer tudo isso. Neste quesito, o ponto é da Tooler! A Tooler é uma empresa confiável que oferece serviços completos de instalação de ar-condicionado e de ventilador de teto, em Belo Horizonte e região.
O propósito da Tooler é facilitar o seu dia a dia, com:
- Orçamentos ágeis, sem custo e sem compromisso
- Responsabilidade por todos os trabalhos realizados
- Prestadores experientes, treinados e qualificados
- Atendimento pautado em respeito, cordialidade e segurança
Entre em contato agora mesmo pelo site ou pelo WhatsApp e solicite um orçamento para instalação de ar-condicionado ou ventilador de teto em sua casa ou escritório.
Conte sempre com a #Tooler! 😉👨🔧
Imagens:
– Imagem de stefamerpik no Freepik
– Imagem de Joseph Mucira por Pixabay