Uma simples pintura pode, por exemplo, transmitir a sensação de alongar ou rebaixar o teto, alargar ou diminuir um corredor, mudar o tamanho de uma parede, entre outros efeitos.
• Pé direito mais alto:
Para criar a sensação de que um espaço tem o pé direito mais alto do que realmente tem, a dica é pintar o teto de branco, deixando as paredes em um tom mais escuro.
• Sensação de teto rebaixado:
É possível “rebaixar” um teto muito alto com um tom mais escuro do que o das paredes.
• Alargar um corredor:
A dica é pintar as paredes menores e o teto com uma cor mais escura que a das paredes maiores. Isso também dará a sensação de que o corredor é mais curto.
• Alongar um ambiente quadrado:
A solução é aplicar uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra.
Confira na imagem abaixo como você pode usar tinta e cor para alongar o ambiente. A parede cinza ao fundo, juntamente com as texturas laterais, dão mais profundidade ao corredor:
Já no exemplo abaixo, a parede branca ao lado oposto da cama é usada para alongar o ambiente e dar a sensação de um quarto mais amplo:
E não acaba por aí!
A tinta e a cor também podem ser usadas para destacar ou esconder objetos.
Se a intenção é dar ênfase a alguma peça de decoração ou obra de arte, basta aplicar uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo onde ela está localizada.
Ou também vale dar aquele toque especial em alguma peça charmosa, né? Veja na imagem abaixo como o nosso olhar é direcionado para o gabinete pintado de um tom verde-folha:
No entanto, se a proposta é esconder ou não dar destaque para algum objeto, é só pintar a parede com a mesma cor dele.
Pronto, agora você já consegue passar a sensação de espaço maior ou menor conforme o estilo da pintura.
E se precisar de um profissional preparado para te atender da melhor forma nessa pintura, clique aqui e solicite um orçamento da Tooler. 👨🔧👩🔧
Créditos/imagens: