Decorar nem sempre é tranquilo e fácil. Com tantas opções de móveis, quadros, objetos, cores o cérebro dá uma “bugada” e a gente fica meio perdido nesse momento.
Uma coisa é fato: A nossa casa reflete e fala muito sobre quem mora nela e é sim capaz de interferir nas vidas, humor e momentos de paz das pessoas.
Para ajudar você nesse momento, separamos 12 pontos de atenção! 👀
Falta de manutenção nos objetos e móveis
Todas as coisas em nossa vida precisam ser cuidadas e necessitam de manutenção. Com os nossos móveis, objetos e lar isso não é diferente! Faça uma lista dos consertos e soluções das peças quebradas, ou descascadas.
Arrume o sofá rasgado, faça uma limpeza geral. Começando por aí, já melhora muito sua decoração e torna sua casa mais agradável.
Cômodos, móveis e peças decorativas desproporcionais
Proporções e escalas são essenciais. O ambiente pode ser super simples, mas tamanhos pensados com atenção podem torná-lo mais visualmente agradável que um ambiente com peças caras, por exemplo.
Se você está comprando algum móvel pela internet, leia os tamanhos na descrição e visualize-os no ambiente com uma fita métrica.
Encher os ambientes de objetos
É muito comum, quando as pessoas mudam para uma casa, quererem comprar tudo que veem pela frente, mesmo sem saber se aquele item realmente vai caber na casa, se vai seguir a mesma linguagem que está usando ou se vai ficar em harmonia com os outros objetos.
Fique atento para não cometer esse engano!
Não seguir um estilo
Um grande erro é comprar uma peça sem considerar o todo.
Devemos sempre lembrar de que tudo o que está num espaço deve “conversar” com o entorno, ter uma linguagem integrada.
Cortinas muito longas ou muito curtas
O erro mais comum na escolha das cortinas é seu comprimento.
O tamanho ideal é 2 a 3 cm a mais que o tamanho do pé direito. Esse excesso ou falta precisará de ajustes!
Má escolha das cores
Ambientes decorados com cores neutras podem ser elegantes, mas, se não houver uma boa composição, pode também deixar os ambientes muito monótonos.
O contrário também é válido: ambientes com muita informação de cores tornam-se carregados e não convidativos à permanência.
Esquecer da iluminação
A iluminação é um item fundamental para a decoração, pois pode valorizar seu ambiente ou anulá-lo.
Usar plantas sem cuidado
Escolha uma planta adequada para o ambiente, pense sempre na quantidade de sol que vai bater, se ela vai ficar na sombra ou não. Assim, você terá uma planta sempre bonita e viva!
Ambientes desorganizados
Deixar as coisas fora do lugar deixam o ambiente desorganizado, tornando-o ainda mais desconfortável. Se liga!
Não deixar espaço livre para circulação nos ambientes
Precisamos de espaço para conseguir passar de um cômodo para o outro, caso contrário, o ambiente se torna apertado e inútil.
Não aproveitar o espaço vertical
Ambientes pequenos não são sinônimos de armazenamento limitado. Sempre há maneiras criativas de adicionar espaços para guardar seus pertences sem sobrecarregar o quarto.
Não usar a criatividade com tapetes
Se o seu orçamento não permite a compra de um grande tapete de qualidade, misture. Um tapete maior, neutro e barato pode ser usado como base, com um tapete menor e de maior qualidade, por cima.
Pronto, agora você já está preparado para não cometer mais erros na hora de decorar! 🙌
E, se precisar de um profissional preparado para te atender da melhor forma durante a reforma, manutenção ou instalação clique aqui e solicite um profissional Tooler.