A marcenaria envolve muitos processos, etapas, equipamentos e técnicas. Entenda as características de um bom serviço de marcenaria e conte com a Tooler!
Na marcenaria, a madeira é a estrela principal. O material é caprichosamente trabalhado para dar forma a móveis e outros objetos essenciais.
Serviços de marcenaria podem incluir a fabricação de armários, painéis, molduras, portas e mesas até a restauração de objetos antigos ou danificados. Ou seja, envolve criar e dar manutenção em produtos muito úteis para o nosso dia a dia, que conferem um toque diferenciado ao design de interiores.
Veja abaixo algumas informações importantes sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional marceneiro, antes de contratar este serviço para sua empresa ou residência.
1. Marcenaria não é coisa simples
O serviço de marcenaria está ligado ao trabalho artesanal. Para criar itens não apenas necessários como bonitos, é obrigatório ter total controle do manejo da madeira – cortando, talhando, esculpindo e dando forma aos objetos, como móveis planejados.
Profissionais de marcenaria podem colaborar com engenheiros, arquitetos ou designers para criar peças únicas, com finalidade tanto funcional quanto decorativa.
Porém, esse trabalho não é simples.
Para entregar um perfeito serviço de marcenaria, é necessário realizar vários processos complexos:
- Esboçar o contorno da peça de acordo com as especificações do cliente
- Interpretar plantas, projetos, desenhos e requisitos técnicos e de segurança
- Operar maquinário complexo e específico para manuseio de madeira
- Fabricar itens a partir de blocos, folhas, lâminas, ou chapas de madeira
- Montar, embalar, transportar e realizar a entrega do produto com prudência
2. A qualidade dos equipamentos e materiais é relevante
Para oferecer serviços de marcenaria de qualidade, contar com os itens adequados para a realização do trabalho é fundamental.
Primeiro, é preciso avaliar o tipo da matéria prima, ou seja, da madeira. Entre as variedades de madeira apropriadas para móveis estão o MDF, o compensado, o laminado, a madeira maciça, a chapa dura, entre outras.
Em seguida, é imprescindível deixar a manutenção dos equipamentos em dia. Estamos falando de máquinas que fazem corte, serragem, polimento, sulcos, entalhes, desbastes e alinhamentos. Ou seja, todo o cuidado é pouco!
Por último, não podemos esquecer que é vital ter em mãos ferramentas seguras e em bom estado para o serviço de marcenaria. Lixadeira, furadeira, parafusadeira, serra tico-tico, serra circular, martelo, estilete, trena e cola especial são alguns dos instrumentos a que o profissional marceneiro deve sempre recorrer.
3. Pular etapas nunca é uma boa ideia
São várias as etapas que compõem o serviço de marcenaria, desde a manipulação da matéria bruta até a confecção do produto final. Todas elas são igualmente importantes e complexas! De modo geral, os passos para a fabricação de um móvel de qualidade são:
🔵 Pré-acabamento: o profissional começa a moldar a madeira de acordo com o projeto do cliente. Essa fase inclui as técnicas de emassamento, para corrigir pequenas falhas na superfície do material, e de lixamento, para nivelar a peça e deixá-la retinha.
🟡 Acabamento: nesta etapa, o móvel ou painel já começa a ganhar forma. Agora é a hora que o marceneiro faz o tingimento da madeira, passa a laca para proteger a peça, ou aplica o verniz para dar aquele brilho.
🔵 Cortes: a técnica do plano de corte deve ser precisa. Hoje em dia, a tecnologia ajuda muito a realizar as marcações com exatidão, para que o produto fique 100% adequado ao desenho projetado.
🟡 Montagem: Esta é a hora da verdade! A peça já está quase pronta e só falta fazer medir, fazer as marcações e montar corretamente. Um ponto importante nesse estágio é o nivelamento, que deve ser feito com cuidado, de preferência usando um nivelador a laser.
4. Existe diferença entre carpinteiro e marceneiro
Muitas vezes as palavras carpintaria e marcenaria são usadas como sinônimos. Isso é compreensível, porque as duas profissões dizem respeito ao trabalho com madeira. Porém, existem pequenas diferenças entre elas.
A carpintaria está ligada a uma produção mais industrial, em larga escala, para suprir as necessidades da construção civil, por exemplo. A madeira, nesse caso, é utilizada em seu estado bruto. Estruturas para a sustentação de telhados, confecção de vigas, rodapés e assoalhos são exemplos de obras de carpintaria.
O serviço de marcenaria, por sua vez, envolve processos mais detalhistas e artísticos. Sendo assim, a produção é artesanal e requer o uso de matéria-prima nobre. A confecção de móveis planejados, utilitários e artigos de decoração se situa no âmbito da marcenaria, uma vez que demanda acabamento mais refinado e customizado.
5. É fácil contratar um serviço de marcenaria em BH e região
Já mostramos por aqui que o serviço de marcenaria é uma arte, e envolve muitos processos, etapas, equipamentos e técnicas.
Existem pessoas que não são profissionais de marcenaria, mas gostam de se aventurar nessa área, aderindo ao movimento DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo).
Mas se você não tem essa aptidão – ou se não tem tempo, espaço e ferramentas apropriadas para ser um marceneiro amador – você pode contar com a ajuda de uma plataforma para contratar esse tipo de trabalho.
Na Tooler, você encontra com facilidade prestadores que cumprem um exigente processo de seleção e qualificação, nos quais pode confiar.
Está precisando contratar um serviço de marcenaria em Belo Horizonte e região? Preencha o formulário simplificado da Tooler ou entre em contato pelo WhatsApp para fazer um orçamento. É rápido e sem compromisso! 🛠👨🔧
Créditos/imagens:
- DCStudio no Freepik
- Pressfoto no Freepik